quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais - 23 de abril


book day animation
Ao celebrar este Dia mundialmente, a UNESCO procura promover a leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais (copyright).
No dia 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o Inca Garcilaso de la Vega. Na mesma data nasceram - ou morreram - outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo.
Por este motivo, a data tão simbólica para a literatura universal foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e a seus autores, e estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultura. A idéia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde neste dia é tradição dar uma rosa ao comprador de um livro.
O êxito desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que recebe dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não-governamentais e meios de comunicação), mobilizados em cada país pelas comissões nacionais, por redes especializadas, associações, centros e clubes UNESCO, redes de escolas e bibliotecas associadas e outros que se sentirem motivados para participar desta festa mundial.
Para informações adicionais sobre o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, por favor, visite:
Site oficial:
Fonte em Multimídia:
Veja mais em:
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=5125&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html  


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário