No último mês de novembro, a professora de Matemática - Angélica - desenvolveu um projeto, tendo por base o tema do Projeto de Iniciação Científica que estava sendo realizado com os alunos desse segumento de ensino. A professora desenvolveu com alunos da 5ª série a parte matemárica relacionada ao tratamento dos dados quantitativos, tabelas e gráficos. Para isso, ela partiu de um questionário que foi respondido pelos alunos. A seguir, apresentamos o projeto desenvolvido pela professora Angélica:
JUSTIFICATIVA:
Ao pensar o Projeto de Iniciação Científica da EJA noturno da ESEBA/UFU e sua relação com a disciplina de Matemática, cheguei à seguinte conclusão: a melhor maneira de desenvolver este projeto seria investindo na parte de análise de dados quantitativos, da construção de tabelas e de gráficos. a princípio utilizamos o seguinte questionário já respondido, como base para que os alunos pudessem pensar sobre a elaboração de seu próprio questionário:
1) Qual é o país que mais consome papel no mundo?
Como líderes no consumo de tudo neste planeta, os Estados Unidos são também o país que mais usa papel no mundo. São 300 quilos de papel por habitante por ano. A média mundial é de 56 quilos.
E o Brasil está bem abaixo: 39,5 quilos por habitante. O Brasil exporta quase toda a celulose que produz. Os principais destinos são os Estados Unidos, a Europa e a China. Aliás, a China está chegando perto dos Estados Unidos no consumo de papel. Por isso, a demanda de papel pode ser também um índice econômico.
2) Quanto papel pode ser feito com uma árvore?
Obviamente depende do tipo de papel e do eucalipto. Vamos adotar, então, o papel do tipo A4 (21 cm x 29,7 cm), um dos mais usados no mundo, e uma árvore com mais de 7 anos (idade do corte) de uma floresta de eucalipto com bom índice de crescimento.
1) Qual é o país que mais consome papel no mundo?
Como líderes no consumo de tudo neste planeta, os Estados Unidos são também o país que mais usa papel no mundo. São 300 quilos de papel por habitante por ano. A média mundial é de 56 quilos.
E o Brasil está bem abaixo: 39,5 quilos por habitante. O Brasil exporta quase toda a celulose que produz. Os principais destinos são os Estados Unidos, a Europa e a China. Aliás, a China está chegando perto dos Estados Unidos no consumo de papel. Por isso, a demanda de papel pode ser também um índice econômico.
2) Quanto papel pode ser feito com uma árvore?
Obviamente depende do tipo de papel e do eucalipto. Vamos adotar, então, o papel do tipo A4 (21 cm x 29,7 cm), um dos mais usados no mundo, e uma árvore com mais de 7 anos (idade do corte) de uma floresta de eucalipto com bom índice de crescimento.
3) Qual é a espessura do papel?
Existem papéis que são até mais finos do que a maioria dos tecidos. Os papéis usados na produção de bíblias , por exemplo, possuem gramaturas muito baixas.
4) O que é "gramatura"?
É o peso de uma folha de papel em gramas por metro quadrado.
5) Quanto tempo o papel leva para se decompor na natureza?
Depende do papel e de onde ele é depositad. Por exemplo, no oceano, uma folha de papel toalhatem sua decomposição em 2 a 4 semanas. Caixa de papelão demora 2 meses para se decompor e um jornal até 6 meses.
Este questionário foi utilizado como apoio para que os alunos construíssem o seu próprio questionário, já que a leitura aqui apresentada é simples e de fácil interpretação. Depois dessa leitura e interpretação os próprios alunos elaboraram um pequeno questionário que continha 8 questões. São elas:
1) Quantas folhas de papel você usa em um dia?
2) Quantas folhas de papel você recebe em um dia?
3) Você obtém mais informação através do papel ou da Web?
4) Quantas vezes você usa a internet por semana?
5) Dessa quantidade, quantas é para obter informação através de textos ou pesquisas?
6) Quantas vezes você procura um livro para se informar ou fazer uma pesquisa?
7) Você lê mais livro, revista, jornal , ou outros (citar)?
8) Você já acessou um blog?
Nesse projeto os alunos apresentam suas respostas a essas questões e montaram a tabela a partir das respostas que foram dadas por eles. Em um segundo momento, fomos ao laboratório de informática para a construção dos gráficos. Os dados foram analisados e a partir daí a tabela foi construída. Isso proporcionou aos alunos o contato com o objeto de sua própria pesquisa e também uma interação com o Power Point, já que o mesmo foi usado com objeto de aprendizagem. Assim, possibilitamos a ligação da matemática com a realidade cotidiana do aluno, justificando a realização deste projeto.
Objetivo Geral:
Explorar a compreensão do questionário motivador do desenvolvimento do conteúdo, através da produção de questões geradas a partir do texto dado, a construção do gráfico e a visualização da matemática no cotidiano dos alunos, bem como a utilização do computador para a criação de gráficos.
Nesse projeto os alunos apresentam suas respostas a essas questões e montaram a tabela a partir das respostas que foram dadas por eles. Em um segundo momento, fomos ao laboratório de informática para a construção dos gráficos. Os dados foram analisados e a partir daí a tabela foi construída. Isso proporcionou aos alunos o contato com o objeto de sua própria pesquisa e também uma interação com o Power Point, já que o mesmo foi usado com objeto de aprendizagem. Assim, possibilitamos a ligação da matemática com a realidade cotidiana do aluno, justificando a realização deste projeto.
Objetivo Geral:
Explorar a compreensão do questionário motivador do desenvolvimento do conteúdo, através da produção de questões geradas a partir do texto dado, a construção do gráfico e a visualização da matemática no cotidiano dos alunos, bem como a utilização do computador para a criação de gráficos.
Objetivos específicos:
Permitir a integração entre os alunos da mesma turma
Ampliar o conhecimento de dados, tabelas e gráficos.
Implementação da inclusão digital já que no último momento deste trabalho os alunos elaboraram os gráficos no Power Point no laboratório de informática da escola.
Estratégias/Cronograma
26/10/2009 - Leitura e interpretação do texto, formulação de perguntas sobre o texto e resposta a essas perguntas, montagem dos gráficos referentes a cada pergunta.
29/10/2009 - -Produção dos gráficos no power point
05/11/2009 - Apresentação formal dos alunos.
Avaliação:
A avaliação aconteceu de forma processual, de acordo com a participação dos alunos.
Foram atribuídos 5,0 pontos do bimestre às atividades do projeto.
Recursos materiais- Folha A4 e computador
Humanos: Alunos do 5º ano do Eja Eseba
Profª Angélica Azevedo Barbosa
Elaboração: Profª: Angélica Azevedo Barbosa
Coordenação: Leila Foresta
Conselhos de professores
Coordenação: Raquel
Gráfico elaborado pelo aluno Joaquim. (Este gráfico refere-se à primeira pergunta do questionário: Quantas folhas de papel você usa em um dia?)
Gráfico elaborado pelo aluno Rafael. (Este gráfico refere-se à segunda pergunta do questionário: Quantas folhas de papel você usa em um dia?)
Gráfico elaborado pelo aluno Leonardo (Este gráfico refere-se à quarta pergunta do questionário: quantas vezes você usa a internet por semana?)
Gráfico elaborado pelo aluno Paulo ( Refere-se ao uso diário da internet)
Fotos referentes ao trabalho no Laboratório de Informática
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